A referência situacional nos textos de vestibular


Um dos aspectos mais importantes na construção do texto é a coerência e a coesão textual. Isso  não pode ser deixado de lado pelos alunos visto que é uma das competências avaliadas, por exemplo, na redação do Enem. Na produção de textos dissertativos, há questões como a coerência interna e a externa, mas não é difícil ver alunos cuja nota é baixa porque não conseguiram concatenar as ideias nem fazer as referências corretas dentro do próprio texto. Claro que existem aulas online em cursos Descomplica, mas neste post quero dar uma base para aqueles que, apesar do baixo curso, não podem acessá-lo.

Como fazer referenciação no texto

Veja o exemplo abaixo a partir do qual vamos falar sobre como fazer referências dentro do texto e, assim, melhorar a coesão textual.
Coisas que você precisa sabei antes de alugar um carro no exterior
Tenho um filho de colo, outro com 3 anos. Devo levar daqui o bebé conforto e a cadeirinha?
A maioria das empresas oferece esses opcionais sem custo. Mas esse tipo de acessório é como comida especial de avião - você deve pedir antes. Na hora da reserva, especifique os itens necessários ao seu agente de viagem ou à locadora. Há outros artigos disponíveis: rack para esquis, telefone a bordo, e, em algumas locadoras, até um tipo de navegador - um GPS portátil - para ajudar na localização.
Disponível em: www.takstour.com.br/artigo.asp?id=7&sec=73.

O processo de comunicação se desenvolve em lugar e tempo determinados, assim como também envolve participantes determinados. Essas circunstâncias situacionais aparecem no texto por meio do emprego de palavras "vazias", isto é, palavras que só adquirem significado quando associadas a um referente, que pode estar no próprio texto (referência textual) ou num contexto extratextual (fora do texto).

No exemplo acima, aparece no título da matéria o pronome pessoal você, que marca a segunda pessoa do discurso, isto é, o interlocutor. Mas quem é esse interlocutor? A resposta imediata e genérica é "o leitor do site". Mas se quiséssemos individualizar esse interlocutor, teríamos de pensar que, enquanto "João" lê o artigo, você é João; se "José" lê o artigo, você é José; se "Maria" lê o artigo, você é Maria; se você lê o artigo, você é você. Em qualquer das hipóteses, o interlocutor está fora do texto (trata-se, portanto, de uma referência extratextual).

E mais: você observou o daqui da pergunta? Será que é possível identificar a que ele se refere? Mais uma vez, só se nos reportarmos ao processo de comunicação. Sabemos que se trata de um artigo publicado num site brasileiro, portanto o daqui se refere a um lugar do Brasil. Mas a que lugar exatamente? Se o leitor é uma pessoa que está em Brasília, o daqui do texto é igual a Brasília; se o leitor é uma pessoa que está no Maranhão, o daqui é igual a Maranhão.

Bem, espero ter ajudado a começar seus estudos sobre referenciação. Caso queira saber mais,a cesse meu site sobre redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário