Lista de atividades – Descomplica

exercício-enem-interpretacao-descomplica (12)Estas são algumas atividades que juntam produção de texto e análise de textos. Isso tudo porque no preparo dos candidatos para o Enem, é necessário fazer exercícios que sejam pertinentes e que explorem os recursos de linguagem que são temas no Ensino Médio. Para revisar a matéria, você pode acessar as aulas do Descomplica porque elas ajudarão muito a abordar assuntos que ficaram perdidos lá nas séries iniciais do EM. Caso tenha alguma dúvida sobre o Descomplica, acesse meu projeto chamado queropassar.net .

Lista de atividades online

AS QUESTÕES 39 e 40 DEVEM SER RESPONDIDAS COM BASE NO TEXTO VIII.

TEXTO VIII

clip_image001

FONTE: <http://veja.abril.com.br/260308/contexto.shtml>. Acessado em 20/05/2008.

QUESTÃO 39 (Descritor: interpretar informações explícitas e implícitas e produzir um texto argumentativo a partir dessas informações.)

Assunto: Produção de texto argumentativo / produção de texto

Redija um PARÁGRAFO DISSERTATIVO expondo uma hipótese para os dados apresentados no texto VIII. Lembre-se de que é necessário fundamentar a sua hipótese com argumentos consistentes.

QUESTÃO 40 (Descritor: interpretar informações explícitas e implícitas e produzir um texto argumentativo a partir dessas informações.)

Assunto: Produção de texto argumentativo / produção de texto

Redija um TEXTO DISSERTATIVO expondo sua opinião sobre a importância da pesquisa científica para o desenvolvimento de um país. Lembre-se de que é necessário fundamentar a sua produção em argumentos consistentes.

gabarito dos exercícios

QUESTÃO 39

O professor deve avaliar se o aluno manipulou adequadamente os dados fornecidos e se o texto produzido está compatível com o gênero proposto.

Sugestão de Grade de Correção:

GRADE DE CORREÇÃO

(ENEM )

COMPETÊNCIA 1 - DEMONSTRAR O DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA

COMPETÊNCIA 2
COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO.

COMPETÊNCIA 3
SELECIONAR, RELACIONAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES , FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.

COMPETÊNCIA 4
DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.

COMPETÊNCIA 5
ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA, MONSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.

Critérios para correção de textos dissertativo-argumentativos

Descrição:

Valor:

Nota:

Competência 1

20%

Competência 2

20%

Competência 3

20%

Competência 4

20%

Competência 5

20%

Total de pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário