Estas são algumas atividades que juntam produção de texto e análise de textos. Isso tudo porque no preparo dos candidatos para o Enem, é necessário fazer exercícios que sejam pertinentes e que explorem os recursos de linguagem que são temas no Ensino Médio. Para revisar a matéria, você pode acessar as aulas do Descomplica porque elas ajudarão muito a abordar assuntos que ficaram perdidos lá nas séries iniciais do EM. Caso tenha alguma dúvida sobre o Descomplica, acesse meu projeto chamado queropassar.net .
Lista de atividades online
AS QUESTÕES 39 e 40 DEVEM SER RESPONDIDAS COM BASE NO TEXTO VIII.
TEXTO VIII
FONTE: <http://veja.abril.com.br/260308/contexto.shtml>. Acessado em 20/05/2008.
QUESTÃO 39 (Descritor: interpretar informações explícitas e implícitas e produzir um texto argumentativo a partir dessas informações.)
Assunto: Produção de texto argumentativo / produção de texto
Redija um PARÁGRAFO DISSERTATIVO expondo uma hipótese para os dados apresentados no texto VIII. Lembre-se de que é necessário fundamentar a sua hipótese com argumentos consistentes.
QUESTÃO 40 (Descritor: interpretar informações explícitas e implícitas e produzir um texto argumentativo a partir dessas informações.)
Assunto: Produção de texto argumentativo / produção de texto
Redija um TEXTO DISSERTATIVO expondo sua opinião sobre a importância da pesquisa científica para o desenvolvimento de um país. Lembre-se de que é necessário fundamentar a sua produção em argumentos consistentes.
gabarito dos exercícios
QUESTÃO 39
O professor deve avaliar se o aluno manipulou adequadamente os dados fornecidos e se o texto produzido está compatível com o gênero proposto.
Sugestão de Grade de Correção:
GRADE DE CORREÇÃO
(ENEM )
COMPETÊNCIA 1 - DEMONSTRAR O DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA
COMPETÊNCIA 2
COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO.
COMPETÊNCIA 3
SELECIONAR, RELACIONAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES , FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
COMPETÊNCIA 4
DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.
COMPETÊNCIA 5
ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA, MONSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.
Critérios para correção de textos dissertativo-argumentativos | ||
Descrição: | Valor: | Nota: |
Competência 1 | 20% | |
Competência 2 | 20% | |
Competência 3 | 20% | |
Competência 4 | 20% | |
Competência 5 | 20% | |
Total de pontos | | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário